sábado, 23 de março de 2013

Dica de Leitura para os finais de semana!!!

Olá, pessoal!!

Gostaram da nossa última dica sobre deixar o bebê se expressar também? Espero que sim!

Vamos, a partir de hoje, postar sugestões de livros para adultos e crianças. Espero que vocês possam ler e façam muitos comentários!
  

=D


A sugestão de hoje é o livro: 

sexta-feira, 22 de março de 2013

Não seja dominador!



Como prometido anteriormente, vai aí a segunda dica... para formarmos bons leitores desde o berço! A primeira dica foi postada no dia 20/03 e fala da importância de se conversar com o bebê ainda no útero.
A partir da interação estabelecida ao longo da gestação o bebê compreende os elementos básicos envolvidos na conversa, ainda que não saiba falar. Ou seja, ele já conhece a dinâmica do diálogo, sabendo que em algum momento será a sua vez de se expressar (quando a voz da pessoa que estiver falando começa a diminuir, então é a sua vez). Se essa dinâmica não é respeitada as crianças sentem-se confusas ante o misterioso mundo da linguagem, e se irritam por não lhe ser disponibilizado espaço na conversa. Chamamos esse espaço de “a vez do bebê”. 

quinta-feira, 21 de março de 2013

Como estimular a linguagem infantil?



           


                As pesquisas demonstram que existe uma clara relação entre o desenvolvimento da linguagem falada e a aprendizagem da leitura. A partir disso sabemos que uma criança que possui um vocabulário pequeno, habilidades sintáticas e semânticas empobrecidas, dificuldades para acompanhar uma sequência e relacionar partes de uma informação na fala terá problemas para desenvolver as habilidades de leitura e de escrita. Sendo assim, elaboramos um mini-curso com 11 dicas que demonstram como estimular a linguagem de crianças para que elas desenvolvam um bom falar para, posteriormente, adquirirem um bom ler e um bom escrever. Tais dicas serão disponibilizadas aqui no blog para que todos possam divulgar e executa-las no seu dia-a-dia com os ‘pequenos futuros leitores’ que tiver contato.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Verdade ou Mito... Os bebês são capazes de ouvir ainda no útero?

        Por volta do sexto mês de gestação o bebê já percebe os sons a sua volta. Pesquisas comprovam que já nesse período da vida intrauterina os bebês percebem o ritmo e a melodia dos sons, mesmo não compreendendo o significado das palavras em si. Ainda antes de abandonar o corpo da mãe, todos os sentidos se desenvolvem até estarem em condições para atuação de suas plenas funções . Por volta do terceiro trimestre, um dos sentidos que fica em total funcionamento é a audição: todas as conexões do ouvido já estão formadas. O bebê consegue ouvir os ruídos internos do corpo da mãe e principalmente a voz da mãe que soa bem alta para ele. E também os barulhos do exterior, como as vozes e as músicas.
          É comum vermos pais, tios, avós e todas as pessoas com quem tenham alguma proximidade, fazerem festa, darem beijinhos e realizar carícias na barriga da grávida. Não podemos pensar o bebê como incapaz de sentir esse afeto. Ele recebe muito bem esses carinhos, e sua sensibilidade ao tato começa a ser cada vez maior. Falar com ele, cantar- lhe uma canção e contar historias são estímulos importantes que influenciam tanto o desenvolvimento cognitivo da criança quanto propiciam uma aproximação com o bebê.

   Queridas Mamães... Usem e abusem desse nomento especial e único com seus filhos!   

FALE À VONTADE! 


terça-feira, 19 de março de 2013

Bem-Vindos as atividades do projeto "Cultivando Pequenos Leitores"

Hoje damos início as atividades de um projeto que pretende levar a todos conhecimentos sobre o desenvolvimento das habilidades linguisticas em crianças na infância inicial. Para tanto iremos disponibilizar nesse site algumas informações, videos, textos, eventos e cursos sobre nossa temática principal.

Espero que gostem!!!