quinta-feira, 9 de maio de 2013

Cronograma do Curso




Boa Tarde, Pessoal!!

Hoje vamos divulgar os Cursos organizados pelo projeto "Cultivando Pequenos Leitores". Oferecido pelo laboratório de estudos cognitivos com foco na linguagem, com o objetivo de empreender discussões da relação entre o desenvolvimento infantil, habilidades e funcionalidades linguísticas e coordenado pela psicóloga Karina Marques (vulgo eu) e pela professora Drª Ângela Pinheiro. Esse ano, será nosso último ano de atividades e vamos oferecer três turmas com horários, temas e valores diferentes. As inscrições pode ser feitas no link http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=5505.

As turmas oferecidas são: 

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Dica do dia: Conte e reconte histórias!

Contar histórias para as crianças é muito importante. A história ajuda no desenvolvimento de uma série de habilidades: criatividade, memória, temporalidade.

E... como contar histórias?

Quando for contar uma história pela primeira vez lembre-se de não mostrar as gravuras! As ilustrações coloridas e chamativas fazem com que as crianças prestem mais atenção no que estão vendo do que no que estão ouvindo. Ainda, é mais interessante que a criança imagine e crie seu próprio cenário daquilo que está sendo contado para estimular sua imaginação e criatividade.

Não se esqueçam, também, de contar a história com entonação. Coloque emoção no que está lendo, com certeza será mais atraente para a criança do que uma fala monótona e desanimada!

Após contar a história, aproveitem para um momento de conversa. Ai sim mostrem as gravuras para a criança, perguntem o que ela achou, peçam para recontar a história... Não estranhem se ela recontar fora de ordem, preenchendo-a com as próprias fantasias. Isso acontece porque a memória e a noção de tempo das crianças estão em desenvolvimento... Por isso é que elas estão sempre pedindo para contar a mesma história repetidamente!

Não se preocupe, conte e reconte a história para as crianças, será um ótimo auxílio ao desenvolvimento!!