terça-feira, 9 de abril de 2013

Aproveite os momentos de rotina para conversar e brincar com seu filho!


Queridos Leitores

Já aprendemos que quanto mais se fala com a criança mais palavras ela aprende e melhor desenvolve a linguagem. Para que a fala seja bem desenvolvida é preciso que os pais e/ou cuidadores conversem muito com ela.

No entanto, com todos os compromissos do dia a dia quase não temos tempo livre, muito menos para dedicar-nos exclusivamente para conversar com nossos filhos. Nesse momento da primeira infância as crianças sofrem muita influência das nossas ações, por isso devemos aproveitar todos os momentos de rotina com o bebê para conversar.  

            A hora de trocar ou verificar a frauda... A hora do banho... Quando estiver pegando o bebê de uma soneca ou alimentando-o, por exemplo, são os momentos ideais para conversar o máximo com ele, afinal esses são pequenos compromissos diários e inadiáveis.


Olhar diretamente para o rosto do bebê é também uma atividade que influencia no desenvolvimento da criança... sempre que possível, faça isso e espere por algum tipo de resposta, animando-se quando conseguir seja qual for (um olhar, um movimento de braços ou pernas ou um resmungo).

Preste atenção em como interagir com ele e tente estar sempre animada e falar de forma positiva. É muito importante a forma como os pais lidam com a criança, pois isso influencia no seu comportamento e humor. Além disso, pode impactar a sua articulação e desinibição ao falar.

Agora... Vamos Praticar!