segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Integrantes do LabCog - Laboratório de Processos Cognitivos no Fórum CHILDES Brasil

02.10.14 - Florianópolis - UFSC



Fórum CHILDES Brasil

 O Fórum CHILDES Brasil foi um importante evento internacional que ocorreu em Florianópolis, na UFSC, na área de Aquisição de Linguagem Infantil.

Este evento é o Canto do Cisne da carreira da Professora Emérita Leonor Scliar-Cabral, do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) – UFSC - uma das pioneiras da Psicolinguística no Brasil e pesquisadora ativa até os dias atuais. A metáfora do Canto do Cisne faz referência à belíssima despedida da academia, que a professora continuou exercendo após seus 18 anos de aposentadoria. O CHILDES foi o trabalho de fechamento e de coroamento de todos esses anos.

Este importante evento contou com cinco grandes pesquisadoras portuguesas na área de Aquisição da Linguagem Infantil, que apresentaram o panorama histórico e as atualizações das pesquisas da área para o Brasil. 

O objetivo do evento foi realizar o treinamento na Plataforma CHILDES e na linguagem CLAN, através do ensino destas ferramentas que são utilizadas para a transcrição da fala e para criação de banco de dados. Além disso, o Fórum CHILDES Brasil contou com a apresentação dos mais atuais programas utilizados em análise de fala. Estes programas foram respectivamente: o Phon, Laça-Palavras e por último o Nhen-Nhen. O primeiro é uma interface simples e intuitiva para fazer edições em vídeos, que contém a fala gravada e suas respectivas versões transcritas, cujo armazenamento em ambiente digital, facilita o tratamento dos dados e permite sicroniza-los com o vídeo. O segundo é uma ferramenta para analisar a fala, através da categorização gramatical, segundo a Morfosintaxe. Em suma, o programa Laça-Palavras permite laçar a palavra desejada e categorizá-la. O terceiro, o programa NhenNhem, é um conversor grafema/fonema - ideal para as pesquisas de linguagem escrita e aprendizagem da leitura. 

Oportunizando aos participantes o conhecimento das atuais ferramentas para pesquisas de fala e aquisição de linguagem, o Fórum CHILDES Brasil fecha com “chave de ouro” apresentando o riquíssimo trabalho da Profa. Leonor.  No encerramento do evento ela traz um poema publicado no livro Sagração do Alfabeto e insere a seguinte reflexão: Se na cadeia evolutiva, o homem se diferenciou dos animais, isto se deve a linguagem. Esta, inicialmente, só era transmitida no âmbito verbal, com histórias em volta da fogueira. Mas com a invenção da escrita os conhecimentos puderam se tornar perenes e aprender a ler e escrever é a chave que possibilita a abertura a todo um universo de conhecimentos que foram eternizados pela cultura. Por isso, ela pontua a importância de políticas públicas adequadas para a alfabetização e de reinserção de métodos adequados para erradicar o analfabetismo do Brasil. 
 Palestrantes e participantes do Fórum CHILDES Brasil. 
Florianópolis. UFSC - Dias 01.10.14 e 02.10.14





AJUDE A MELHORAR A EDUCAÇÃO NO BRASIL! 

PETIÇÃO PARA A OPORTUNIZAR FORMAÇÃO ON-LINE PARA OS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL SOBRE DISLEXIA. 

Para assinar, acesse:

www.avaaz.org/po/petition/PROPOSTA_PARA_A_SECRETARIA_ESTADUAL_DA_EDUCACAO_Consolidacao_do_Dislexia_Brasil/?nMthYab

  
PETIÇÃO SEGUE ABAIXO: 

PROPOSTA PARA A SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

A proposta consiste em apresentar a plataforma Dislexia Brasil para as autoridades da área da educação e coordenar a sua implementação, inicialmente em nível estadual e posteriormente, em nível nacional. É importante ressaltar que está sendo oferecido um curso online gratuito, validado e adaptado ao contexto brasileiro, para o qual existe uma demanda sem precedentes em todo o Brasil. Isso porque este expressa o conhecimento e a experiência em alfabetização e em dificuldades de aprendizagem desenvolvidos nas últimas décadas por autoridades no assunto de diferentes partes do mundo. A oportunidade para adotar esse curso no âmbito da formação de professores e também na formação continuada daqueles em exercício, possibilitará ao Brasil se equiparar aos líderes mundiais em “boas práticas de ensino da leitura e da escrita (literácia)”, tanto para alunos com desenvolvimento típico quanto para os com transtornos de aprendizagem, permitindo que todos alcancem o seu potencial. Será também um passo importante para reverter a situação atual, em que as crianças que fracassam na escola se tornam um dreno econômico para a sociedade ao longo de todas as suas vidas.

As seguintes medidas são propostas:

I) a plataforma Dislexia Brasil deverá ser aprovada, apoiada e estar sob a égide da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais.

II) a plataforma deverá ser coordenada pela Professora Dra. Ângela Pinheiro na Universidade Federal de Minas Gerais.

III) a implementação oficial da plataforma nos cursos de formação de professores deverá suceder o estudo experimental em Minas Gerais, sendo conduzido sob a supervisão da Professora Dra. Ângela Pinheiro, para medir a eficácia do curso e prover a ele validação complementar.

IV) a plataforma deverá ser disponibilizada de preferência seguindo o modelo belga, que possui duração de quatro dias, com formação presencial em dois dias alternados, para garantir a adesão aos princípios do programa e à forma de aplicá-lo.

V) incorporação da plataforma nos currículos dos cursos de graduação em Pedagogia, uma vez que o seu conteúdo reflete o consenso sobre o ensino da leitura com base em evidências científicas, não só para as crianças com dificuldade de leitura, mas para todos os alunos.

VI) contribuir para a realização da meta do PNE (de 24 de junho de 2014) sobre a formação continuada de professores, capacitando-os a i) preparar as crianças da pré-escola para a alfabetização e permitir a identificação precoce de dificuldades e transtornos de leitura e ii) alfabetizar adequadamente as crianças nos anos iniciais do ensino fundamental.
ix) no que se refere á dislexia:

- estimular a criação de legislação para permitir tempo extra para a execução das tarefas em sala de aula e a provisão de apoios humano e tecnológico nos exames no ensino secundário até o ensino superior e
- Reconhecimento do valor que a educação possui para reverter a pobreza e as dificuldades na vida pessoal, social e profissional de todos.


AJUDE A EDUCAÇÃO DO BRASIL!

ASSINE A PETIÇÃO ON-LINE E CONTRIBUA PARA IMPLEMENTAR O ESTUDO DO TEMA DISLEXIA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS.

www.avaaz.org/po/petition/PROPOSTA_PARA_A_SECRETARIA_ESTADUAL_DA_EDUCACAO_Consolidacao_do_Dislexia_Brasil/?nMthYab

Isso auxiliará no reconhecimento da DISLEXIA e proporcionará melhorias do encaminhamento de crianças com distúrbio de aprendizagem de leitura.