segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Fórum CHILDES Brasil

 O Fórum CHILDES Brasil foi um importante evento internacional que ocorreu em Florianópolis, na UFSC, na área de Aquisição de Linguagem Infantil.

Este evento é o Canto do Cisne da carreira da Professora Emérita Leonor Scliar-Cabral, do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) – UFSC - uma das pioneiras da Psicolinguística no Brasil e pesquisadora ativa até os dias atuais. A metáfora do Canto do Cisne faz referência à belíssima despedida da academia, que a professora continuou exercendo após seus 18 anos de aposentadoria. O CHILDES foi o trabalho de fechamento e de coroamento de todos esses anos.

Este importante evento contou com cinco grandes pesquisadoras portuguesas na área de Aquisição da Linguagem Infantil, que apresentaram o panorama histórico e as atualizações das pesquisas da área para o Brasil. 

O objetivo do evento foi realizar o treinamento na Plataforma CHILDES e na linguagem CLAN, através do ensino destas ferramentas que são utilizadas para a transcrição da fala e para criação de banco de dados. Além disso, o Fórum CHILDES Brasil contou com a apresentação dos mais atuais programas utilizados em análise de fala. Estes programas foram respectivamente: o Phon, Laça-Palavras e por último o Nhen-Nhen. O primeiro é uma interface simples e intuitiva para fazer edições em vídeos, que contém a fala gravada e suas respectivas versões transcritas, cujo armazenamento em ambiente digital, facilita o tratamento dos dados e permite sicroniza-los com o vídeo. O segundo é uma ferramenta para analisar a fala, através da categorização gramatical, segundo a Morfosintaxe. Em suma, o programa Laça-Palavras permite laçar a palavra desejada e categorizá-la. O terceiro, o programa NhenNhem, é um conversor grafema/fonema - ideal para as pesquisas de linguagem escrita e aprendizagem da leitura. 

Oportunizando aos participantes o conhecimento das atuais ferramentas para pesquisas de fala e aquisição de linguagem, o Fórum CHILDES Brasil fecha com “chave de ouro” apresentando o riquíssimo trabalho da Profa. Leonor.  No encerramento do evento ela traz um poema publicado no livro Sagração do Alfabeto e insere a seguinte reflexão: Se na cadeia evolutiva, o homem se diferenciou dos animais, isto se deve a linguagem. Esta, inicialmente, só era transmitida no âmbito verbal, com histórias em volta da fogueira. Mas com a invenção da escrita os conhecimentos puderam se tornar perenes e aprender a ler e escrever é a chave que possibilita a abertura a todo um universo de conhecimentos que foram eternizados pela cultura. Por isso, ela pontua a importância de políticas públicas adequadas para a alfabetização e de reinserção de métodos adequados para erradicar o analfabetismo do Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: