terça-feira, 23 de setembro de 2014




O Projeto Cultivando Pequenos Leitores  participou do II Fórum Mundial de Dislexia, apresentando um Workshop,  juntamente com renomados pesquisadores das áreas de Dislexia e Ciência da Leitura.

No II Fórum Mundial de Dislexia, o Projeto Cultivando pequenos Leitores também expôs suas atividades no stand Dislexia Brasil e apresentou um vídeo para pais e professores sobre como estimular a linguagem desde o nascimento objetivando gerar um bom leitor no futuro. A habilidade da leitura favorece o exercício da cidadania na sociedade, de modo a tornar a pessoa letrada apta a construir um senso critico, obter informações e tornar-se escritora e propositora de novas práticas sociais.

Cada vez mais, abordagem precoces no desenvolvimento da leitura são apontadas como importantes medidas preventivas. Exemplos disso, abordados pelos pesquisadores no II Fórum Mundial de Dislexia, vão desde os cuidados com a nutrição ( Ômega 3) até a estimulação adequada da linguagem verbal, através de interações de qualidade entre as crianças e cuidadores. O foco principal no Fórum foi a dislexia,  transtorno de linguagem que dificulta a aquisição da leitura e da escrita. Os estudos na área fazem progredir os conhecimentos de pesquisa tanto para leitores normais quanto para leitores dislexicos. Outros temas abordados no fórum foram: aquisição da leitura, do princípio alfabético e da literácia e políticas públicas de alfabetização.