sexta-feira, 29 de março de 2013

As criancas não aprendem a falar vendo TV...



Então... o que as pesquisas demonstram é que a aprendizagem de novos conteúdos depende do envolvimento de diversas áreas neuronais e habilidades cognitivas. Em fases iniciais do desenvolviendo - a infância - o envolvimento dessas habilidades exige uma concentração maior. Assim como os adultos, as crianças adquirem os elementos envolvidos na Arte de falar com base no seu ambiente.

É por isso que as crianças falam como os pais? Sim...

Mas se a criança vive em um lugar onde há muito barulho será mais difícil aprender e compreender os detalhes e conteúdos próprios da língua. como foi dito na última postagem...

Isso significa que é importante desligar a tv ou o radio quando for conversar. Muito barulho dificulta a concentração da criança. Não é dificil entender o que as pessoas dizem quando o barulho é alto?

No entanto, simplesmente estar em um ambiente silencioso com alguém falando, não é suficiente para aprender a falar. E é disso que queremos falar agora... Muito pais e babás deixam as crianças sozinhas vendo TV (afinal de contas elas ficam bem quietinhas né?!). Mas as pesquisas tem demonstrado que as crianças que são estimuladas a ficar observando e assistindo a televisão não adquirem as habilidades necessárias para a produção linguística adequada. 

Ou seja,  na infância, o aprendizado se dá com a presença direta de um adulto ou outra criança mais velha. Quando alguém fala diretamente com elas ou as ajuda a perceber o que é importante no desenho ou cantar junto as musiquinhas dos programas. 

terça-feira, 26 de março de 2013

Um ambiente silencioso facilita o aprendizado das crianças




Olá, Pessoal!

Estamos de volta... vamos retormar as dicas sobre o desenvolvindo da linguagem das crianças? Vocês querem entender como as crianças aprendem a falar e o que podemos fazer para ajuda-las nessa fase?

Então aí vai mais uma dica:

Quando queremos prestar atenção em algo, ficamos quietos e conseqüentemente as batidas do nosso coração diminuem para que possamos entender perfeitamente o que esta acontecendo ou sendo dito. Isso também ocorre com os bebês mesmo dentro do útero da mãe e com as crianças. 

Eles conseguem se concentrar melhor em um ambiente calmo e tranquilo sem distrações, tornando possível perceber as sutilezas dos fonemas (sons das letras) e detalhes das palavras. Assim a associação entre as letras da palavras e os sons ficam mais claros e a criança começa a compreender melhor o que constitui cada palavra dita pelos pais e adultos com que tem contato. 




Sendo assim, é importante que os pais e cuidadores desliguem a TV quando forem conversar com a criança.