sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Aprendendo sobre a plataforma CHILDES


O Fórum Childes Brasil foi um importante evento internacional que ocorreu em Florianópolis, na UFSC,  sobre a área de Aquisição de Linguagem Infantil.

 Este evento é o Canto do Cisne da carreira da Professora Emérito da Universidade de Santa Catarina. A metáfora do Canto do Cisne faz referência a mais bela melodia, considerado trabalho de fechamento,  pronunciado antes da aposentadoria da Linguista, que teve uma carreira riquíssima, ao ser pioneira da Psicolinguística do Brasil e pesquisadora ativa até os dias atuais. 

Este importante evento de fechamento da carreira da linguísta, Leonor Scilar-Cabral,  na academia contou com cinco grandes pesquisadoras portuguesas na área de Aquisição da Linguagem Infantil, que apresentaram o panorama histórico e as atualizações das pesquisas da área para o Brasil. 

O objetivo do evento foi realizar o treinamento na Plataforma CHILDES e CLAN, através do ensino sistematizado da linguagem utilizada para a transcrição da fala, sem contar com a apresentação dos principais programas utilizados em análise de fala. Estes programas foram respectivamente: o PhonBank, Laça-Palavras e por último o Nhen-Nhen. O primeiro é uma interface simples e intuitiva para fazer edições nas nos vídeos que contém a fala gravada, sem afetar na transcrição da fala, que passa a ser armazenada em ambiente digital e sicronizado com o vídeo. O segundo é uma ferramenta para análisar as categorias das fala, através da categorização gramátical, apreendida na fala, segundo a Morfosintaxe, que permite laçar a palavra no texto e categorizá-la. O terceiro é um conversor grafema fonema - ideal para as pesquisas de linguagem escrita e aprendizagem da leitura. 

Oportunizando aos participantes o conhecimento das atuais ferramentas para pesquisas de fala e aquisição de linguagem, o Forúm Childes Brasil fecha com chave de ouro apresentando o riquíssimo trabalho da Linguista Leonor Scliar-Cabral que enuncia a importância de politicas públicas e métodos adequados para erradicar o analfabetismo do Brasil. 

Fotos do WorkShop - Cultivando Pequenos Leitores sobre como desenvolver a linguagem do seu filho desde o nascimento:
Foto dos Organizadores do Cultivando Pequenos Leitores que participaram do Fórum Mundial de Dislexia: