quarta-feira, 19 de junho de 2013

Dica do dia: A criança aumenta o vocabulário falando sobre eventos interessantes!

A criança aumenta seu vocabulário falando sobre eventos passados, futuros e acontecimentos impressionantes.


Converse com ela sobre eventos futuros, por exemplo, se vão a uma festinha, pergunte sobre suas expectativas e como imagina que será. Fale também sobre os eventos passados: o que ela lembra da festa, como foi, o que achou... Aproveitem toda oportunidade de conversar, lembrando que o assunto deve ser algo em que a criança esteja envolvida.

A melhor forma da criança guardar memórias sobre acontecimentos é por meio da repetição do evento, é o mesmo caso da repetição de histórias. Mas lembre-se que não é qualquer evento, o evento tem que ser interessante, despertando a curiosidade da criança. Os cuidadores que fazem isso e constroem toda história novamente criando um diálogo com a criança sobre o assunto, ajudam-nas a conseguir se lembrar com maior facilidade de eventos passados e em uma sequência correta.

Durante o diálogo é importante que não fique repetindo as mesmas perguntas e tentando impor aquilo que te interessa e que você adulto quer ouvir da criança, deixe que a criança se expresse.

Além de sempre elogiar suas respostas, podem também criar novas conversas com a criança com base nas respostas que ela der. Sejam elaborativos e deem espaço para os interesses dos pequenos grandes leitores!