sexta-feira, 17 de maio de 2013

Formação em Desenvolvimento Infantil - Turma I - Dia 4


Olá queridos leitores,

Estamos de volta para contar das três palestras interessantíssimas que tivemos ontem (16/05).

A psicopedagoga Cláudia Moreira veio nos falar sobre “O lúdico no desenvolvimento infantil”. O brincar tem diversos papéis no desenvolvimento infantil: o exercício contínuo de aprender a reconhecer, conhecer o mundo nas múltiplas interações, envolve atividades físicas e mentais, aprender a relacionar as coisas, construir conhecimento, adquirir novas informações, através do jogo simbólico do brincar a criança transfere sentimentos do seu mundo interno.  Sendo a escola o momento em que a criança é formalmente inserida na sua sociedade e cultura, oportunizando o aprimoramento do seu desenvolvimento social e cognitivo, é importante trazer os benefícios do brincar para a Educação Infantil. Para assim, auxiliar a criança no aprimoramento de seu desenvolvimento linguístico, expressão corporal, representações simbólicas, impulsionando a introdução ao letramento. Nesse contexto a literatura infantil introduzida como uma grande brincadeira tem importante valor, ampliando a visão de mundo da criança nessa fase tão rica em exploração e descobertas que é a infância.

Cláudia Moreira fala sobre O Lúdico no Desenvolvimento Infantil

A psicóloga Karina Marques trouxe a “Estimulação da Linguagem Infantil”. Pesquisas mostram que o desenvolvimento linguístico é influenciado 50% pela genética e 50% pelo ambiente. Então, os genes são passados pelos pais, mas devem ser ativados em um ambiente compartilhado. As pesquisas mostram também que a forma como se conversa com os filhos pode amenizar diferenças sociais e prevenir problemas de aprendizagem. A intervenção precoce no início da infância, por exemplo, auxilia a criança disléxica a desenvolver habilidades de um bom leitor. A promoção de bons leitores, na infância inicial, passa por vários meios, como a oralidade, as canções, as brincadeiras, os contos narrados e o próprio contato no manuseio de livros, sem que a criança seja tolhida pois “não pode amassar, não pode rasgar, não pode riscar”, gerando medo do livro. A experiência com o livro deve ser positiva, deixando-a manuseá-lo a vontade e com o tempo vai-se ensinando a criança como utilizar o livro.

Karina Marques fala sobre Estimulação da Linguagem Infantil

A musicista Betânia Parizzi nos falou sobre “Música e desenvolvimento infantil”. Crianças prematuras que fazem música possuem desenvolvimento a frente de crianças prematuras que não o fazem. A música tem grande força sobre os homens: evoca estados emocionais, alterações fisiológicas (altera frequência cardíaca, respiração, excita, acalma...), reações motoras, modificações cognitivas. Hoje se conhece a grande capacidade do bebê e a importância de estimula-lo o quanto antes. Autores reconhecem e recomendam a aprendizagem da musica desde os meses iniciais da vida. A prática sistemática da música envolve refinamento sensorial variado, desenvolve habilidades motoras complexas, alimenta a criança com sonoridades que serão vitais na aquisição da linguagem, nas interações sociais e em sua capacidade expressiva ao longo da vida. “Música é um recurso de expressão que favorece a criança exercer seu potencial humano. É uma forma simbólica poderosíssima, uma poderosa forma de expressão”.

Betânia Parizzi fala sobre Música e Desenvolvimento Infantil

  • Inscrição para 1 dia de curso (realizada no local): R$20,00. O participante receberá certificado relativo as horas e tema do dia assistido. Cronograma do Curso



quinta-feira, 16 de maio de 2013

Formação em Desenvolvimento Infantil - Turma I - Dia 3


Boa tarde leitores,

Estamos de volta para contar sobre o terceiro dia do curso ‘Formação em Desenvolvimento Infantil – Turma 1’! Ontem contamos com palestras do psicólogo Douglas Vilhena com o tema “Transtornos aSociais”, a fonoaudióloga Patrícia Reis nos falou sobre “Desenvolvimento Fonológico – a Pragmática” e conversamos também com a neuropsicóloga Annelise Júlio sobre “Desenvolvimento Numérico”.

Os Transtornos aSociais discutidos, em ordem de gravidade, foram Transtorno Desafiador Opositor, Transtorno de Conduta e Personalidade Calosa, todos exemplificados com vídeos muito interessantes! Alguns fatores de risco para tais condições são pais antissociais, pares antissociais, fraca performance na escola, baixo relacionamento com os pais, envolvimento com drogas, vítimas de agressão familiar, histórico de violação de lei na família... É importante estarmos atentos as crianças que estão cercadas por várias dessas variáveis para se necessário intervir precocemente. Crianças que passam por essas condições sem receber ajuda tendem a apresentar transtorno de personalidade na vida adulta, tendo uma vida violenta, em constantes conflitos com a lei e, portanto, uma baixa expectativa de vida. Esses transtornos podem ser curados ou controlados, através de tratamentos psicoterapêuticos e medicamentosos, e como já viemos repetindo em relação a distúrbios no desenvolvimento em geral, identificação e intervenção precoce é essencial para um prognóstico favorável!

Douglas Vilhena em palestra sobre Transtornos aSociais

E já dissemos da importância de intervenção precoce também nos transtornos relativos ao desenvolvimento linguístico. Por isso é tão importante compreendermos também a pragmática do desenvolvimento fonológico, que está ligada ao lado funcional da comunicação. Além de aprender corretamente a organização sintática, semântica e fonológica de um idioma, é preciso usa-las funcionalmente. Para uma comunicação ser bem sucedida a criança precisa compreender o contexto em que esta comunicação ocorre, para entender o outro e se expressar de maneira coerente.  Dificuldade de expressar adequadamente desejos e intenções (sente, mas não sabe como expressar), dificuldade de interpretar corretamente a ação dos outros, são manifestações das alterações pragmáticas.

Patrícia Reis em palestra sobre Desenvolvimento Fonológico - Pragmática

Quanto ao desenvolvimento numérico, este diz respeito não só a números arábicos, mas a noção de quantidade. Essa capacidade de estimar quantidade é algo adquirido ao longo do desenvolvimento e melhora com a prática. Então, é importante trabalhar a representação numérica da criança desde cedo, pois através dessa pratica será formada sua linha numérica mental de modo que facilite as habilidades matemáticas posteriormente. Alguns fatores que auxiliam nessa aprendizagem são: relação professor-aluno (tutores engajados e que acreditam na capacidade da criança auxiliam a aprendizagem positivamente), receber elogios durante a aprendizagem, auto eficácia (crença na própria capacidade de aprender), receber estímulos desde cedo (contar os dedos, bloquinhos, ábaco, jogo dos palitos, fat fun – jogo de cartas, etc, são formas de estimular a criança enquanto se brinca).

Annelise Júlio em palestra sobre Desenvolvimento Numérico

cronograma do curso passou por algumas modificações, confiram.



Inscrições para 1 dia de curso: R$20,00, com certificado relativo ao dia.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Formação em Desenvolvimento Infantil - Turma I - Dia 2


Boa tarde leitores!

Ontem (14/05) conversamos sobre o desenvolvimento fonológico e motor com a fonoaudióloga Letícia Viana Pereira e a fisioterapeuta Amanda Aquino, aprendendo sobre a aquisição dessas habilidades na faixa etária de 0 a 6 anos.


Palestras com Letícia V. Pereira e Amanda Aquino


É muito importante compreendermos os marcos do desenvolvimento para podermos identificar e intervir precocemente, anulando ou diminuindo os danos ao desenvolvimento da criança e então a sua qualidade de vida. A primeira infância é a fase do “boom” tanto fonoaudiólogo quanto motor da criança, depois o que ocorre é o processo de aprimoramento das habilidades adquiridas, por isso é essencial estarmos atentos e estimular a criança nessa fase!


Alguns Marcos Fonológicos
Alguns Marcos Motores
4-5 meses: Balbucio repetitivo.
Até 6 meses: controle tronco quase completo.
6-7 meses: Balbucio diversificado.
6-8 meses: completa controle tronco e inicia controle quadril.
8-9 meses: Repete sons da fala (comuns ao seu repertório).
8 meses: escala, engatinha, estabiliza postura em pé com apoio
10-11 meses: Jargão (responde usando sons/informações da língua, exemplo: Vai dormir? Mimi.).
9 meses: Avanço no controle quadril, desenvolve e aprimora habilidades para marcha.
1 ano: Etapa palavra-frase (uso de uma palavra, uso de palavra justaposta para se expressar).
10-11 meses: 4 apoios (postura do gato) como principal meio de locomoção, em pé sozinho sem apoio (mas inseguro).
2 anos: “Boom” de vocabulário.
12 meses: Em pé sozinho com mais confiança, adquire a marcha.
3 anos: Adquiriu quase todos os fonemas.
1 ano: Maior capacidade locomotora, maior independência, interesse em explorar o ambiente. Grandes ganhos de linguagem.
4 anos: Adquiriu todos os fonemas.
2 anos: Padrão locomotor estável.
5 anos: Como o inventário fonético está completo, é capaz de falar de tudo!
3 anos: Excelente controle postural (pula, sobe escada sozinho...), coordenação motora fina (pegar o lápis, fechar o zíper...).
4 anos: Manipulação e discriminação tátil (identifica objetos com o tato).
5-6 anos: Bom controle postural e senso de lateralidade, noção de perigo físico.



Ufa! Quanta coisa a criança precisa aprender até entrar na escola! E, se ela adquire tais habilidades tardiamente, no período escolar não as terão suficientemente desenvolvidas para serem capazes de aprender a ler e escrever com facilidade.

Se desconfiar de algum distúrbio no desenvolvimento da criança não hesite em procurar ou recomendar um especialista. Quanto antes melhor, já diz a sabedoria popular: “É melhor prevenir do que remediar!”.

E atenção!! Hoje é o último dia para inscrição na versão completa do curso!


--> Inscrições para o curso completo serão aceitas no local (Auditório Prof. Bicalho – FAFICH/UFMG) até o dia 15/05 (quarta-feira).

--> Inscrições para um dia de curso serão realizadas no local, mediante pagamento da taxa de R$20,00. Nesse tipo de inscrição o participante receberá o certificado relativo as horas e ao tema do dia.

                              Cronograma do Curso

terça-feira, 14 de maio de 2013

Formação em Desenvolvimento Infantil - Turma I - Dia 1

Boa tarde leitores!

Como já sabem ontem (13/05) o Cultivando Pequenos Leitores deu início ao curso Formação em Desenvolvimento Infantil – Turma I. Com uma interação muito positiva entre as convidadas e a plateia, debatemos conceitos importantes para o desenvolvimento infantil sob a ótica da Psicologia Cognitiva, como memória, atenção, pensamento, comportamento... Passando ainda por questões da atualidade, como o diagnóstico do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Palestrante Marilene Tavarez Cortez (centro) e equipe Cultivando Pequenos Leitores.
                    
Foi uma experiência muito bacana e convidamos vocês a participar com a gente!


--> Inscrições para o curso completo serão aceitas no local (Auditório Prof. Bicalho – FAFICH/UFMG) até o dia 15/05 (quarta-feira).

--> Inscrições para um dia de curso serão realizadas no local, mediante pagamento da taxa de R$20,00. Nesse tipo de inscrição o participante receberá o certificado relativo as horas e ao tema do dia.

Confiram o nosso cronograma clicando no link abaixo e sejam bem vindos. Aos que já estão participando, bom aprendizado! :)

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Curso "Formação em Desenvolvimento Infantil"


Boa Tarde, Pessoal!
        Hoje daremos inicio ao nosso tão esperado curso e para que a noite seja muito bem aproveitada contaremos com a presença ilustre da Profª Drª Titular Ângela Pinheiro e da Psicologa Karina Marques, que farão a abertura do curso. Contaremos ainda com a participação da Doutoranda Marilene Cortez que  ira apresentar a primeira palestra nos trazendo os conceitos básicos utilizados pela psicologia cognitiva. Dessa forma todos teremos uma melhor compreensão do que será tratado durante as demais apresentações.

Para aqueles que tiverem interesse em participar,  estaremos disponibilizando matriculas por palestra.
Sendo esta realizada na recepção do Auditório Profº Bicalho- FAFICH/ UFMG.
Confiram o Cronograma aqui no Blog!
Aguardo Vocês!!!

Agora vamos conhecer um pouco sobre nossas ilustríssimas convidadas:
Ângela Maria Vieira Pinheiro

FotoGraduada em Psicologia pela PUC-MG, mestre em Psicologia Educacional pela University of Glasgow/Escócia, doutorada em Psicologia Cognitiva pela University of Dundee/Escócia e pós-doutorada pela Universidade de Educação de Ludwigsburg, em Reutlingen/Alemanha. É Professora Titular do departamento de Psicologia da UFMG. Tem experiência na área de Processos Cognitivos Básicos, atuando principalmente nos seguintes temas: reconhecimento de palavras, desenvolvimento da leitura e da escrita, construção de medidas de reconhecimento de palavras, dislexia do desenvolvimento e Treinamento de Pais.


Karina de Almeida Marques
FotoPsicóloga graduada pela UFMG, finalizando a habilitação em licenciatura. Possui ampla participação em projetos de pesquisa e extensão, como por exemplo nas áreas de desenvolvimento infantil, linguagem, neuropsicologia, saúde pública. Coordena de Grupo de Estudos e Grupo de extensão e monitoria de Estágio Básico. Enquanto prática profissional externa foi estagiária do SOSF, Instituto ELO, Hospital ODILON BEHRENS e RISOLETA NEVES e clínica do DETRAN. 





Marilene Tavares Cortez
Graduada em História (1986) e em Psicologia (1993) pela UFMG. Cursou mestrado em Estudos Lingüísticos pela UFMG (2003), tendo iniciado o doutorado em Psicologia do Desenvolvimento Humano em 2011 também na UFMG. Desde 2003 é professora da Universidade do Estado de Minas Gerais em Divinópolis. Desenvolve pesquisas relacionadas com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e analises da relação da Saúde Pública com o adoecimento infantil.