Olá queridos leitores,
Estamos de volta para contar das três palestras interessantíssimas
que tivemos ontem (16/05).
A psicopedagoga Cláudia Moreira veio nos falar sobre “O lúdico
no desenvolvimento infantil”. O brincar tem diversos papéis no desenvolvimento
infantil: o exercício contínuo de aprender a reconhecer, conhecer o mundo nas múltiplas
interações, envolve atividades físicas e mentais, aprender a relacionar as
coisas, construir conhecimento, adquirir novas informações, através do jogo
simbólico do brincar a criança transfere sentimentos do seu mundo interno. Sendo a escola o momento em que a criança é
formalmente inserida na sua sociedade e cultura, oportunizando o aprimoramento
do seu desenvolvimento social e cognitivo, é importante trazer os benefícios do
brincar para a Educação Infantil. Para assim, auxiliar a criança no aprimoramento de seu
desenvolvimento linguístico, expressão corporal, representações simbólicas,
impulsionando a introdução ao letramento. Nesse contexto a literatura infantil
introduzida como uma grande brincadeira tem importante valor, ampliando a visão
de mundo da criança nessa fase tão rica em exploração e descobertas que é a
infância.
Cláudia Moreira fala sobre O Lúdico no Desenvolvimento Infantil |
A psicóloga Karina Marques trouxe a “Estimulação da Linguagem Infantil”. Pesquisas mostram que o desenvolvimento linguístico é
influenciado 50% pela genética e 50% pelo ambiente. Então, os genes são
passados pelos pais, mas devem ser ativados em um ambiente compartilhado. As
pesquisas mostram também que a forma como se conversa com os filhos pode
amenizar diferenças sociais e prevenir problemas de aprendizagem. A intervenção
precoce no início da infância, por exemplo, auxilia a criança disléxica a
desenvolver habilidades de um bom leitor. A promoção de bons leitores, na
infância inicial, passa por vários meios, como a oralidade, as canções, as
brincadeiras, os contos narrados e o próprio contato no manuseio de livros, sem
que a criança seja tolhida pois “não pode amassar, não pode rasgar, não pode
riscar”, gerando medo do livro. A experiência com o livro deve ser positiva,
deixando-a manuseá-lo a vontade e com o tempo vai-se ensinando a criança como
utilizar o livro.
Karina Marques fala sobre Estimulação da Linguagem Infantil |
A musicista Betânia Parizzi nos falou sobre “Música e
desenvolvimento infantil”. Crianças prematuras que fazem música possuem
desenvolvimento a frente de crianças prematuras que não o fazem. A música tem
grande força sobre os homens: evoca estados emocionais, alterações fisiológicas
(altera frequência cardíaca, respiração, excita, acalma...), reações motoras,
modificações cognitivas. Hoje se conhece a grande capacidade do bebê e a importância
de estimula-lo o quanto antes. Autores reconhecem e recomendam a aprendizagem
da musica desde os meses iniciais da vida. A prática sistemática da música
envolve refinamento sensorial variado, desenvolve habilidades motoras
complexas, alimenta a criança com sonoridades que serão vitais na aquisição da
linguagem, nas interações sociais e em sua capacidade expressiva ao longo da
vida. “Música é um recurso de expressão que favorece a criança exercer seu
potencial humano. É uma forma simbólica poderosíssima, uma poderosa forma de
expressão”.
Betânia Parizzi fala sobre Música e Desenvolvimento Infantil |
- Inscrição para 1 dia de curso (realizada no local): R$20,00. O participante receberá certificado relativo as horas e tema do dia assistido. Cronograma do Curso