quarta-feira, 15 de maio de 2013

Formação em Desenvolvimento Infantil - Turma I - Dia 2


Boa tarde leitores!

Ontem (14/05) conversamos sobre o desenvolvimento fonológico e motor com a fonoaudióloga Letícia Viana Pereira e a fisioterapeuta Amanda Aquino, aprendendo sobre a aquisição dessas habilidades na faixa etária de 0 a 6 anos.


Palestras com Letícia V. Pereira e Amanda Aquino


É muito importante compreendermos os marcos do desenvolvimento para podermos identificar e intervir precocemente, anulando ou diminuindo os danos ao desenvolvimento da criança e então a sua qualidade de vida. A primeira infância é a fase do “boom” tanto fonoaudiólogo quanto motor da criança, depois o que ocorre é o processo de aprimoramento das habilidades adquiridas, por isso é essencial estarmos atentos e estimular a criança nessa fase!


Alguns Marcos Fonológicos
Alguns Marcos Motores
4-5 meses: Balbucio repetitivo.
Até 6 meses: controle tronco quase completo.
6-7 meses: Balbucio diversificado.
6-8 meses: completa controle tronco e inicia controle quadril.
8-9 meses: Repete sons da fala (comuns ao seu repertório).
8 meses: escala, engatinha, estabiliza postura em pé com apoio
10-11 meses: Jargão (responde usando sons/informações da língua, exemplo: Vai dormir? Mimi.).
9 meses: Avanço no controle quadril, desenvolve e aprimora habilidades para marcha.
1 ano: Etapa palavra-frase (uso de uma palavra, uso de palavra justaposta para se expressar).
10-11 meses: 4 apoios (postura do gato) como principal meio de locomoção, em pé sozinho sem apoio (mas inseguro).
2 anos: “Boom” de vocabulário.
12 meses: Em pé sozinho com mais confiança, adquire a marcha.
3 anos: Adquiriu quase todos os fonemas.
1 ano: Maior capacidade locomotora, maior independência, interesse em explorar o ambiente. Grandes ganhos de linguagem.
4 anos: Adquiriu todos os fonemas.
2 anos: Padrão locomotor estável.
5 anos: Como o inventário fonético está completo, é capaz de falar de tudo!
3 anos: Excelente controle postural (pula, sobe escada sozinho...), coordenação motora fina (pegar o lápis, fechar o zíper...).
4 anos: Manipulação e discriminação tátil (identifica objetos com o tato).
5-6 anos: Bom controle postural e senso de lateralidade, noção de perigo físico.



Ufa! Quanta coisa a criança precisa aprender até entrar na escola! E, se ela adquire tais habilidades tardiamente, no período escolar não as terão suficientemente desenvolvidas para serem capazes de aprender a ler e escrever com facilidade.

Se desconfiar de algum distúrbio no desenvolvimento da criança não hesite em procurar ou recomendar um especialista. Quanto antes melhor, já diz a sabedoria popular: “É melhor prevenir do que remediar!”.

E atenção!! Hoje é o último dia para inscrição na versão completa do curso!


--> Inscrições para o curso completo serão aceitas no local (Auditório Prof. Bicalho – FAFICH/UFMG) até o dia 15/05 (quarta-feira).

--> Inscrições para um dia de curso serão realizadas no local, mediante pagamento da taxa de R$20,00. Nesse tipo de inscrição o participante receberá o certificado relativo as horas e ao tema do dia.

                              Cronograma do Curso

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