Boa tarde leitores!
Ontem (14/05) conversamos sobre o desenvolvimento fonológico
e motor com a fonoaudióloga Letícia Viana Pereira e a fisioterapeuta Amanda
Aquino, aprendendo sobre a aquisição dessas habilidades na faixa etária de 0 a
6 anos.
Palestras com Letícia V. Pereira e Amanda Aquino |
É muito importante compreendermos os marcos do
desenvolvimento para podermos identificar e intervir precocemente, anulando ou
diminuindo os danos ao desenvolvimento da criança e então a sua qualidade de
vida. A primeira infância é a fase do “boom” tanto fonoaudiólogo quanto motor
da criança, depois o que ocorre é o processo de aprimoramento das habilidades
adquiridas, por isso é essencial estarmos atentos e estimular a criança
nessa fase!
Alguns
Marcos Fonológicos
|
Alguns
Marcos Motores
|
4-5
meses: Balbucio repetitivo.
|
Até 6
meses: controle tronco quase completo.
|
6-7
meses: Balbucio diversificado.
|
6-8
meses: completa controle tronco e inicia controle quadril.
|
8-9 meses:
Repete sons da fala (comuns ao seu repertório).
|
8
meses: escala, engatinha, estabiliza postura em pé com apoio
|
10-11
meses: Jargão (responde usando sons/informações da língua, exemplo: Vai
dormir? Mimi.).
|
9
meses: Avanço no controle quadril, desenvolve e aprimora habilidades para
marcha.
|
1 ano:
Etapa palavra-frase (uso de uma palavra, uso de palavra justaposta para se
expressar).
|
10-11
meses: 4 apoios (postura do gato) como principal meio de locomoção, em pé
sozinho sem apoio (mas inseguro).
|
2 anos:
“Boom” de vocabulário.
|
12
meses: Em pé sozinho com mais confiança, adquire a marcha.
|
3 anos:
Adquiriu quase todos os fonemas.
|
1 ano:
Maior capacidade locomotora, maior independência, interesse em explorar o
ambiente. Grandes ganhos de linguagem.
|
4 anos:
Adquiriu todos os fonemas.
|
2 anos:
Padrão locomotor estável.
|
5 anos:
Como o inventário fonético está completo, é capaz de falar de tudo!
|
3 anos:
Excelente controle postural (pula, sobe escada sozinho...), coordenação
motora fina (pegar o lápis, fechar o zíper...).
|
4 anos:
Manipulação e discriminação tátil (identifica objetos com o tato).
|
|
5-6
anos: Bom controle postural e senso de lateralidade, noção de perigo físico.
|
Ufa! Quanta coisa a criança precisa aprender até entrar na
escola! E, se ela adquire tais habilidades tardiamente, no período
escolar não as terão suficientemente desenvolvidas para serem capazes de
aprender a ler e escrever com facilidade.
Se desconfiar de algum distúrbio no desenvolvimento da
criança não hesite em procurar ou recomendar um especialista. Quanto antes
melhor, já diz a sabedoria popular: “É melhor prevenir do que remediar!”.
E atenção!! Hoje é o último dia para inscrição na versão completa do curso!
E atenção!! Hoje é o último dia para inscrição na versão completa do curso!
--> Inscrições para o curso completo serão aceitas no local (Auditório Prof. Bicalho – FAFICH/UFMG) até o dia 15/05 (quarta-feira).
--> Inscrições para um dia de curso serão realizadas no local, mediante pagamento da taxa de R$20,00. Nesse tipo de inscrição o participante receberá o certificado relativo as horas e ao tema do dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário: