sexta-feira, 17 de maio de 2013

Formação em Desenvolvimento Infantil - Turma I - Dia 4


Olá queridos leitores,

Estamos de volta para contar das três palestras interessantíssimas que tivemos ontem (16/05).

A psicopedagoga Cláudia Moreira veio nos falar sobre “O lúdico no desenvolvimento infantil”. O brincar tem diversos papéis no desenvolvimento infantil: o exercício contínuo de aprender a reconhecer, conhecer o mundo nas múltiplas interações, envolve atividades físicas e mentais, aprender a relacionar as coisas, construir conhecimento, adquirir novas informações, através do jogo simbólico do brincar a criança transfere sentimentos do seu mundo interno.  Sendo a escola o momento em que a criança é formalmente inserida na sua sociedade e cultura, oportunizando o aprimoramento do seu desenvolvimento social e cognitivo, é importante trazer os benefícios do brincar para a Educação Infantil. Para assim, auxiliar a criança no aprimoramento de seu desenvolvimento linguístico, expressão corporal, representações simbólicas, impulsionando a introdução ao letramento. Nesse contexto a literatura infantil introduzida como uma grande brincadeira tem importante valor, ampliando a visão de mundo da criança nessa fase tão rica em exploração e descobertas que é a infância.

Cláudia Moreira fala sobre O Lúdico no Desenvolvimento Infantil

A psicóloga Karina Marques trouxe a “Estimulação da Linguagem Infantil”. Pesquisas mostram que o desenvolvimento linguístico é influenciado 50% pela genética e 50% pelo ambiente. Então, os genes são passados pelos pais, mas devem ser ativados em um ambiente compartilhado. As pesquisas mostram também que a forma como se conversa com os filhos pode amenizar diferenças sociais e prevenir problemas de aprendizagem. A intervenção precoce no início da infância, por exemplo, auxilia a criança disléxica a desenvolver habilidades de um bom leitor. A promoção de bons leitores, na infância inicial, passa por vários meios, como a oralidade, as canções, as brincadeiras, os contos narrados e o próprio contato no manuseio de livros, sem que a criança seja tolhida pois “não pode amassar, não pode rasgar, não pode riscar”, gerando medo do livro. A experiência com o livro deve ser positiva, deixando-a manuseá-lo a vontade e com o tempo vai-se ensinando a criança como utilizar o livro.

Karina Marques fala sobre Estimulação da Linguagem Infantil

A musicista Betânia Parizzi nos falou sobre “Música e desenvolvimento infantil”. Crianças prematuras que fazem música possuem desenvolvimento a frente de crianças prematuras que não o fazem. A música tem grande força sobre os homens: evoca estados emocionais, alterações fisiológicas (altera frequência cardíaca, respiração, excita, acalma...), reações motoras, modificações cognitivas. Hoje se conhece a grande capacidade do bebê e a importância de estimula-lo o quanto antes. Autores reconhecem e recomendam a aprendizagem da musica desde os meses iniciais da vida. A prática sistemática da música envolve refinamento sensorial variado, desenvolve habilidades motoras complexas, alimenta a criança com sonoridades que serão vitais na aquisição da linguagem, nas interações sociais e em sua capacidade expressiva ao longo da vida. “Música é um recurso de expressão que favorece a criança exercer seu potencial humano. É uma forma simbólica poderosíssima, uma poderosa forma de expressão”.

Betânia Parizzi fala sobre Música e Desenvolvimento Infantil

  • Inscrição para 1 dia de curso (realizada no local): R$20,00. O participante receberá certificado relativo as horas e tema do dia assistido. Cronograma do Curso



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