quinta-feira, 16 de maio de 2013

Formação em Desenvolvimento Infantil - Turma I - Dia 3


Boa tarde leitores,

Estamos de volta para contar sobre o terceiro dia do curso ‘Formação em Desenvolvimento Infantil – Turma 1’! Ontem contamos com palestras do psicólogo Douglas Vilhena com o tema “Transtornos aSociais”, a fonoaudióloga Patrícia Reis nos falou sobre “Desenvolvimento Fonológico – a Pragmática” e conversamos também com a neuropsicóloga Annelise Júlio sobre “Desenvolvimento Numérico”.

Os Transtornos aSociais discutidos, em ordem de gravidade, foram Transtorno Desafiador Opositor, Transtorno de Conduta e Personalidade Calosa, todos exemplificados com vídeos muito interessantes! Alguns fatores de risco para tais condições são pais antissociais, pares antissociais, fraca performance na escola, baixo relacionamento com os pais, envolvimento com drogas, vítimas de agressão familiar, histórico de violação de lei na família... É importante estarmos atentos as crianças que estão cercadas por várias dessas variáveis para se necessário intervir precocemente. Crianças que passam por essas condições sem receber ajuda tendem a apresentar transtorno de personalidade na vida adulta, tendo uma vida violenta, em constantes conflitos com a lei e, portanto, uma baixa expectativa de vida. Esses transtornos podem ser curados ou controlados, através de tratamentos psicoterapêuticos e medicamentosos, e como já viemos repetindo em relação a distúrbios no desenvolvimento em geral, identificação e intervenção precoce é essencial para um prognóstico favorável!

Douglas Vilhena em palestra sobre Transtornos aSociais

E já dissemos da importância de intervenção precoce também nos transtornos relativos ao desenvolvimento linguístico. Por isso é tão importante compreendermos também a pragmática do desenvolvimento fonológico, que está ligada ao lado funcional da comunicação. Além de aprender corretamente a organização sintática, semântica e fonológica de um idioma, é preciso usa-las funcionalmente. Para uma comunicação ser bem sucedida a criança precisa compreender o contexto em que esta comunicação ocorre, para entender o outro e se expressar de maneira coerente.  Dificuldade de expressar adequadamente desejos e intenções (sente, mas não sabe como expressar), dificuldade de interpretar corretamente a ação dos outros, são manifestações das alterações pragmáticas.

Patrícia Reis em palestra sobre Desenvolvimento Fonológico - Pragmática

Quanto ao desenvolvimento numérico, este diz respeito não só a números arábicos, mas a noção de quantidade. Essa capacidade de estimar quantidade é algo adquirido ao longo do desenvolvimento e melhora com a prática. Então, é importante trabalhar a representação numérica da criança desde cedo, pois através dessa pratica será formada sua linha numérica mental de modo que facilite as habilidades matemáticas posteriormente. Alguns fatores que auxiliam nessa aprendizagem são: relação professor-aluno (tutores engajados e que acreditam na capacidade da criança auxiliam a aprendizagem positivamente), receber elogios durante a aprendizagem, auto eficácia (crença na própria capacidade de aprender), receber estímulos desde cedo (contar os dedos, bloquinhos, ábaco, jogo dos palitos, fat fun – jogo de cartas, etc, são formas de estimular a criança enquanto se brinca).

Annelise Júlio em palestra sobre Desenvolvimento Numérico

cronograma do curso passou por algumas modificações, confiram.



Inscrições para 1 dia de curso: R$20,00, com certificado relativo ao dia.

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