Boa tarde leitores,
Estamos de volta para contar sobre o terceiro dia do curso ‘Formação
em Desenvolvimento Infantil – Turma 1’! Ontem contamos com palestras do psicólogo Douglas
Vilhena com o tema “Transtornos aSociais”, a fonoaudióloga Patrícia Reis nos falou sobre “Desenvolvimento
Fonológico – a Pragmática” e conversamos também com a neuropsicóloga Annelise Júlio sobre “Desenvolvimento
Numérico”.
Os Transtornos aSociais discutidos, em ordem de gravidade,
foram Transtorno Desafiador Opositor, Transtorno de Conduta e Personalidade
Calosa, todos exemplificados com vídeos muito interessantes! Alguns fatores de
risco para tais condições são pais antissociais, pares antissociais, fraca
performance na escola, baixo relacionamento com os pais, envolvimento com
drogas, vítimas de agressão familiar, histórico de violação de lei na família...
É importante estarmos atentos as crianças que estão cercadas por várias dessas
variáveis para se necessário intervir precocemente. Crianças que passam por
essas condições sem receber ajuda tendem a apresentar transtorno de
personalidade na vida adulta, tendo uma vida violenta, em constantes conflitos
com a lei e, portanto, uma baixa expectativa de vida. Esses transtornos podem
ser curados ou controlados, através de tratamentos psicoterapêuticos e
medicamentosos, e como já viemos repetindo em relação a distúrbios no
desenvolvimento em geral, identificação e intervenção precoce é essencial para
um prognóstico favorável!
Douglas Vilhena em palestra sobre Transtornos aSociais |
E já dissemos da importância de intervenção precoce também
nos transtornos relativos ao desenvolvimento linguístico. Por isso é tão
importante compreendermos também a pragmática do desenvolvimento fonológico,
que está ligada ao lado funcional da comunicação. Além de aprender corretamente
a organização sintática, semântica e fonológica de um idioma, é preciso usa-las
funcionalmente. Para uma comunicação ser bem sucedida a criança precisa compreender
o contexto em que esta comunicação ocorre, para entender o outro e se expressar
de maneira coerente. Dificuldade de
expressar adequadamente desejos e intenções (sente, mas não sabe como
expressar), dificuldade de interpretar corretamente a ação dos outros, são
manifestações das alterações pragmáticas.
Patrícia Reis em palestra sobre Desenvolvimento Fonológico - Pragmática |
Quanto ao desenvolvimento numérico, este diz respeito não só
a números arábicos, mas a noção de quantidade. Essa capacidade de estimar
quantidade é algo adquirido ao longo do desenvolvimento e melhora com a
prática. Então, é importante trabalhar a representação numérica da criança
desde cedo, pois através dessa pratica será formada sua linha numérica mental
de modo que facilite as habilidades matemáticas posteriormente. Alguns fatores
que auxiliam nessa aprendizagem são: relação professor-aluno (tutores engajados
e que acreditam na capacidade da criança auxiliam a aprendizagem
positivamente), receber elogios durante a aprendizagem, auto eficácia (crença
na própria capacidade de aprender), receber estímulos desde cedo (contar os
dedos, bloquinhos, ábaco, jogo dos palitos, fat fun – jogo de cartas, etc, são
formas de estimular a criança enquanto se brinca).
Annelise Júlio em palestra sobre Desenvolvimento Numérico |
O cronograma do curso passou por algumas modificações, confiram.
Inscrições para 1 dia de curso: R$20,00, com certificado relativo ao dia.
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