segunda-feira, 6 de outubro de 2014


AJUDE A MELHORAR A EDUCAÇÃO NO BRASIL! 

PETIÇÃO PARA A OPORTUNIZAR FORMAÇÃO ON-LINE PARA OS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL SOBRE DISLEXIA. 

Para assinar, acesse:

www.avaaz.org/po/petition/PROPOSTA_PARA_A_SECRETARIA_ESTADUAL_DA_EDUCACAO_Consolidacao_do_Dislexia_Brasil/?nMthYab

  
PETIÇÃO SEGUE ABAIXO: 

PROPOSTA PARA A SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

A proposta consiste em apresentar a plataforma Dislexia Brasil para as autoridades da área da educação e coordenar a sua implementação, inicialmente em nível estadual e posteriormente, em nível nacional. É importante ressaltar que está sendo oferecido um curso online gratuito, validado e adaptado ao contexto brasileiro, para o qual existe uma demanda sem precedentes em todo o Brasil. Isso porque este expressa o conhecimento e a experiência em alfabetização e em dificuldades de aprendizagem desenvolvidos nas últimas décadas por autoridades no assunto de diferentes partes do mundo. A oportunidade para adotar esse curso no âmbito da formação de professores e também na formação continuada daqueles em exercício, possibilitará ao Brasil se equiparar aos líderes mundiais em “boas práticas de ensino da leitura e da escrita (literácia)”, tanto para alunos com desenvolvimento típico quanto para os com transtornos de aprendizagem, permitindo que todos alcancem o seu potencial. Será também um passo importante para reverter a situação atual, em que as crianças que fracassam na escola se tornam um dreno econômico para a sociedade ao longo de todas as suas vidas.

As seguintes medidas são propostas:

I) a plataforma Dislexia Brasil deverá ser aprovada, apoiada e estar sob a égide da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais.

II) a plataforma deverá ser coordenada pela Professora Dra. Ângela Pinheiro na Universidade Federal de Minas Gerais.

III) a implementação oficial da plataforma nos cursos de formação de professores deverá suceder o estudo experimental em Minas Gerais, sendo conduzido sob a supervisão da Professora Dra. Ângela Pinheiro, para medir a eficácia do curso e prover a ele validação complementar.

IV) a plataforma deverá ser disponibilizada de preferência seguindo o modelo belga, que possui duração de quatro dias, com formação presencial em dois dias alternados, para garantir a adesão aos princípios do programa e à forma de aplicá-lo.

V) incorporação da plataforma nos currículos dos cursos de graduação em Pedagogia, uma vez que o seu conteúdo reflete o consenso sobre o ensino da leitura com base em evidências científicas, não só para as crianças com dificuldade de leitura, mas para todos os alunos.

VI) contribuir para a realização da meta do PNE (de 24 de junho de 2014) sobre a formação continuada de professores, capacitando-os a i) preparar as crianças da pré-escola para a alfabetização e permitir a identificação precoce de dificuldades e transtornos de leitura e ii) alfabetizar adequadamente as crianças nos anos iniciais do ensino fundamental.
ix) no que se refere á dislexia:

- estimular a criação de legislação para permitir tempo extra para a execução das tarefas em sala de aula e a provisão de apoios humano e tecnológico nos exames no ensino secundário até o ensino superior e
- Reconhecimento do valor que a educação possui para reverter a pobreza e as dificuldades na vida pessoal, social e profissional de todos.

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