quinta-feira, 9 de maio de 2013

Cronograma do Curso




Boa Tarde, Pessoal!!

Hoje vamos divulgar os Cursos organizados pelo projeto "Cultivando Pequenos Leitores". Oferecido pelo laboratório de estudos cognitivos com foco na linguagem, com o objetivo de empreender discussões da relação entre o desenvolvimento infantil, habilidades e funcionalidades linguísticas e coordenado pela psicóloga Karina Marques (vulgo eu) e pela professora Drª Ângela Pinheiro. Esse ano, será nosso último ano de atividades e vamos oferecer três turmas com horários, temas e valores diferentes. As inscrições pode ser feitas no link http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=5505.

As turmas oferecidas são: 


Curso/TURMA 1: Formação em desenvolvimento infantil

Esta turma pretende contribuir para seus conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil inicial. Através de apresentações realizadas por especialistas e pessoas com amplos conhecimentos em diversas áreas importantes ao longo desse processo. Assim elaboramos um cronograma com informações sobre desenvolvimento neurológico, fonoaudiológico  linguístico, psicológico, emocional, social, cognitivo, artístico, musical, numérico entre outras habilidades típicas e atípicas presentes no dia-a-dia das crianças. Com o intuito de possibilitar aos participantes uma noção ampla das ações que podem ser adotadas por pais e cuidadores, serão apresentadas pesquisas e teorizações de ponta. Tal proposta está baseada na ideia de que crianças estimuladas, no momento critico de seu desenvolvimento, estabelecerão de forma mais eficaz suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Além disso, acreditamos que o crescer de todas as crianças depende de uma amplitude de fatores que se desenvolvem de forma interligada e que estes podem e devem ser aperfeiçoados pelos cuidadores.
                                                                                                                                              

DATA
PALESTRANTE
DESCRIÇÃO
01
13/05 Segunda-feira
Karina Marques
Cronograma, objetivos e atividades avaliativas
Marilene Tavavez
Conceitos: Memória, atenção, pensamento, cognição, linguagem, percepção, planejamento, execução e comportamento, habilidade verbais e não-verbais
Vida no Ventre – Documentário Mundofox e Babies – Documentário Francês
02
14/05 Terça-feira
Letícia Pereira
Desenvolvimento Fonológico – de 0 a 6 anos
Amanda Aquino
Desenvolvimento Motor  - de 0 a 6 anos

03
15/05 Quarta-feira
Douglas Vilhena
Transtornos aSociais
Patrícia Reis
Desenvolvimento Fonológico – a pragmática
Annelise Júlio
Desenvolvimento Numérico

04
16/05 Quinta-feira
Claudia Moreira
O lúdico no desenvolvimento infantil
Karina Marques
Estimulação da Linguagem Infantil
Betânia Parizzi
Música e desenvolvimento infantil

05

17/05 Sexta-feira
Sara A. Teixeira
Gênero e Raça
Izabela Bandeira
Comportamento





06
20/05 Segunda-feira
Daniele Modesto
Massoterapia: intervenção com bebês e crianças
Davi Felix
Arte na criação de crianças
                                              
07

21/05 Terça-feira
Ângela Pinheiro e Douglas Vilhena
Dislexia e Modelos e Teorias da Leitura e da Escrita
Karina Marques
Desenvolvimento Linguístico de 0 a 6 anos

08
22/05 Quarta-feira
Cassandra França
Sexualidade Infantil e Abuso sexual
Amadeu Roselli Cruz
Psicofarmacologia e Psicopatologia Infantil

09
23/05 Quinta-feira
Ana Maria Araujo
Obesidade infantil e outras questões
Mariana Verdolim
Família
Isadora Adjuto
Teoria da Mente e Linguagem Infantil - Autistas

10
24/05 Sexta-feira
Bianca Costa
Comunicação – Psicologia Positiva
Arlete Santos
Oficina de Fechamento


Semana 1 (13/5 - 17/5): Auditória Prof. Bicalho - FAFICH/UFMG
Semana 2 (20/5 - 24/5): Sala 2060 (ao lado do SPA) - FAFICH/UFMG  
No horário de 18h30 - 22h30

Total - Carga horária para certificado: 40 h (teóricas) + 10h (opcional - filmes) = 50 horas 


Curso/TURMA 2: Formação de multiplicadores



Essa turma é complementar a turma 1 e pretende formar multiplicadores dos conhecimentosa adquiridos na turma anterios. Tal posposta se baseia na tentativa de tornar explícitos conhecimentos implícitos dos pais sobre como contribuir com o desenvolvimento infantil de forma eficaz. Além de possibilitar a transmissão do conhecimento acadêmico a toda  comunidade externa a UFMG, de forma simples e acessível. Sendo assim, elaboramos um cronograma que foca nas possibilidades metodológicas e formas de construir uma intervenção. Ou seja, ensinará quais métodos e formas de apresentação são melhores para levar o conhecimento acadêmico adquirido na turma 1 para sua comunidade. 





DATA
HORÁRIO
DESCRIÇÃO
08/06
Sábado
14h-14h30
Cronograma, objetivos e atividades
14h30-15h30
Teorias e metodologias quantitativas
16h-17h
Teorias e metodologias qualitativas
17h-18h
Teorias e métodos pedagógicos (para apresentação)
15/06
Sábado
14h-16h
Como produzir e submeter projetos de pesquisa?
16h20- 17h30
Oficina de produção textual (Estudo de caso)
17h30-18h
Orientações sobre visita no campo
22/06
Sábado
14h
-18h
Supervisão de campo – com agendamento
29/06
14h-18h
Apresentação dos trabalhos para os demais participantes
  

Total: 16 h (teóricas) + 14 h (práticas) = 30 horas

Curso/TURMA 3: Formação em desenvolvimento linguistico

Esse curso será ministrado pela Profª titular da UFMG, Drª Ângela Pinheiro, e busca apresentar conceitos e métodos inovadores na alfabetização de crianças e na aquisição das habilidade linguisticas. A partir desses conhecimento a professora irá formar tutores para um projeto de EAD baseado no conceito de software livre na área de formação de professores. Tal turma acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de maio na FAFICH/UFMG de 19 às 22 horas. 


AGUARDAMOS VOCÊS!!!! 




 

3 comentários:

  1. Nossa, que curso excelente!!! Sou psicóloga, atuo mais com crianças e pais e amei os temas de vocês. Não conseguirei fazer o curso completo, mas pretendo assistir aulas isoladas. A proposta de multiplicadores também é ótima! Gostei demais e quero participar o máximo possível!!

    Abraços,

    Tatiana Corrêa

    ResponderExcluir
  2. ESTE CURSO JA FOI APLICADO NO RIO DE JANEIRO ? GOSTARIA MUITO DE PARTICIPAR.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: