Boa Tarde, Pessoal!!
Hoje vamos divulgar os Cursos organizados pelo projeto "Cultivando Pequenos Leitores". Oferecido pelo laboratório de estudos cognitivos com foco na linguagem,
com o objetivo de empreender discussões da relação entre o desenvolvimento
infantil, habilidades e funcionalidades linguísticas e coordenado pela psicóloga Karina Marques (vulgo eu) e pela professora Drª Ângela Pinheiro. Esse ano, será nosso último ano de atividades e vamos oferecer três turmas com horários, temas e valores diferentes. As inscrições pode ser feitas no link http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=5505.
As turmas oferecidas são:
Curso/TURMA 1: Formação
em desenvolvimento infantil
Esta
turma pretende contribuir para seus conhecimentos sobre o desenvolvimento
infantil inicial. Através de apresentações realizadas por especialistas e
pessoas com amplos conhecimentos em diversas áreas importantes ao longo desse
processo. Assim elaboramos um cronograma com informações sobre desenvolvimento
neurológico, fonoaudiológico linguístico, psicológico, emocional, social,
cognitivo, artístico, musical, numérico entre outras habilidades típicas e atípicas presentes no
dia-a-dia das crianças. Com o intuito de possibilitar aos participantes uma
noção ampla das ações que podem ser adotadas por pais e cuidadores, serão
apresentadas pesquisas e teorizações de ponta. Tal proposta está baseada na
ideia de que crianças estimuladas, no momento critico de seu desenvolvimento, estabelecerão
de forma mais eficaz suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Além
disso, acreditamos que o crescer de todas as crianças depende de uma amplitude
de fatores que se desenvolvem de forma interligada e que estes podem e devem
ser aperfeiçoados pelos cuidadores.
DATA
|
PALESTRANTE
|
DESCRIÇÃO
|
||
01
|
13/05 Segunda-feira
|
Karina
Marques
|
Cronograma,
objetivos e atividades avaliativas
|
|
Marilene Tavavez
|
Conceitos:
Memória, atenção, pensamento, cognição, linguagem, percepção, planejamento,
execução e comportamento, habilidade verbais e não-verbais
|
|||
Vida no
Ventre – Documentário Mundofox e Babies – Documentário Francês
|
||||
02
|
14/05 Terça-feira
|
Letícia Pereira
|
Desenvolvimento
Fonológico – de 0 a 6 anos
|
|
Amanda Aquino
|
Desenvolvimento
Motor - de 0 a 6 anos
|
|||
03
|
15/05 Quarta-feira
|
Douglas
Vilhena
|
Transtornos
aSociais
|
|
Patrícia
Reis
|
Desenvolvimento
Fonológico – a pragmática
|
|||
Annelise Júlio
|
Desenvolvimento
Numérico
|
|||
04
|
16/05 Quinta-feira
|
Claudia Moreira
|
O lúdico
no desenvolvimento infantil
|
|
Karina
Marques
|
Estimulação da Linguagem Infantil
|
|||
Betânia
Parizzi
|
Música e
desenvolvimento infantil
|
|||
05
|
17/05 Sexta-feira
|
Sara A.
Teixeira
|
Gênero e
Raça
|
|
Izabela
Bandeira
|
Comportamento
|
|||
06
|
20/05 Segunda-feira
|
Daniele Modesto
|
Massoterapia: intervenção com bebês e crianças
|
|
Davi Felix
|
Arte na
criação de crianças
|
|||
07
|
21/05 Terça-feira
|
Ângela
Pinheiro e Douglas Vilhena
|
Dislexia e
Modelos e Teorias da Leitura e da Escrita
|
|
Karina Marques
|
Desenvolvimento Linguístico de 0 a 6 anos
|
|||
08
|
22/05 Quarta-feira
|
Cassandra
França
|
Sexualidade Infantil e Abuso
sexual
|
|
Amadeu
Roselli Cruz
|
Psicofarmacologia e Psicopatologia Infantil
|
|||
09
|
23/05 Quinta-feira
|
Ana Maria
Araujo
|
Obesidade
infantil e outras questões
|
|
Mariana
Verdolim
|
Família
|
|||
Isadora
Adjuto
|
Teoria da
Mente e Linguagem Infantil - Autistas
|
|||
10
|
24/05 Sexta-feira
|
Bianca
Costa
|
Comunicação
– Psicologia Positiva
|
|
Arlete Santos
|
Oficina de
Fechamento
|
Semana 1 (13/5 - 17/5): Auditória Prof. Bicalho - FAFICH/UFMG
Semana 2 (20/5 - 24/5): Sala 2060 (ao lado do SPA) - FAFICH/UFMG
No horário de 18h30 - 22h30
Total - Carga horária para certificado: 40 h
(teóricas) + 10h (opcional - filmes) = 50 horas
Curso/TURMA 2: Formação
de multiplicadores
Essa turma é complementar a turma 1 e pretende
formar multiplicadores dos conhecimentosa adquiridos na turma anterios. Tal posposta se baseia na tentativa
de tornar explícitos conhecimentos implícitos dos pais sobre como contribuir
com o desenvolvimento infantil de forma eficaz. Além de possibilitar a
transmissão do conhecimento acadêmico a toda
comunidade externa a UFMG, de forma simples e acessível. Sendo assim,
elaboramos um cronograma que foca nas possibilidades metodológicas e formas de
construir uma intervenção. Ou seja, ensinará quais métodos e formas de apresentação
são melhores para levar o conhecimento acadêmico adquirido na turma 1 para sua
comunidade.
DATA
|
HORÁRIO
|
DESCRIÇÃO
|
08/06
Sábado
|
14h-14h30
|
Cronograma,
objetivos e atividades
|
14h30-15h30
|
Teorias e metodologias
quantitativas
|
|
16h-17h
|
Teorias e
metodologias qualitativas
|
|
17h-18h
|
Teorias e
métodos pedagógicos (para apresentação)
|
|
15/06
Sábado
|
14h-16h
|
Como
produzir e submeter projetos de pesquisa?
|
16h20-
17h30
|
Oficina de
produção textual (Estudo de caso)
|
|
17h30-18h
|
Orientações
sobre visita no campo
|
|
22/06
Sábado
|
14h
-18h
|
Supervisão
de campo – com agendamento
|
29/06
|
14h-18h
|
Apresentação
dos trabalhos para os demais participantes
|
Total: 16 h
(teóricas) + 14 h (práticas) = 30 horas
Curso/TURMA 3: Formação em desenvolvimento linguistico
Esse curso será ministrado pela Profª titular da UFMG, Drª Ângela Pinheiro, e busca apresentar conceitos e métodos inovadores na alfabetização de crianças e na aquisição das habilidade linguisticas. A partir desses conhecimento a professora irá formar tutores para um projeto de EAD baseado no conceito de software livre na área de formação de professores. Tal turma acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de maio na FAFICH/UFMG de 19 às 22 horas.
AGUARDAMOS VOCÊS!!!!
Nossa, que curso excelente!!! Sou psicóloga, atuo mais com crianças e pais e amei os temas de vocês. Não conseguirei fazer o curso completo, mas pretendo assistir aulas isoladas. A proposta de multiplicadores também é ótima! Gostei demais e quero participar o máximo possível!!
ResponderExcluirAbraços,
Tatiana Corrêa
Será muito bem vinda Tatiana!!
ResponderExcluirESTE CURSO JA FOI APLICADO NO RIO DE JANEIRO ? GOSTARIA MUITO DE PARTICIPAR.
ResponderExcluir