terça-feira, 2 de abril de 2013

Dica do dia: Olhe para o seu bebê!



Ao nascer os bebês tem uma fascinação especial por rostos. Quando estão tranquilos e em estado de alerta olham frequentemente para os pais com muito interesse e prazer. E mais... os bebês respondem ao que veem e são capazes de imitar certas expressões.

Essa ferramenta (de imitação) é utilizada pelas crianças para aquisição de novas habilidades.


Um exemplo ótimo é pensar na criança aprendendo a mandar beijo:
Ela olha para o adulto, vê como se faz... 
e em seguida tenta imita-lo. No inicio os movimentos são imprecisos, mas é como aprender a dirigir, com o tempo pega a prática.

Assistam o vídeo do Guilherme aprendendo a beijar... é muito fofo!!!






A aprendizagem da fala ocorre da mesma forma. A criança imita as expressões e movimentos faciais que ocorrem quando falamos e assim aprendem com maior facilidade. Daí a importância de conversarmos olhando diretamente para a criança. O exercício de se colocar na mesma altura dela traz inúmeros benefícios para o seu desenvolvimento. Além de desenvolver a fala com mais facilidade, a criança percebe o seu lugar na família-que ela também é importante- e com isso sua autoestima é valorizada!

Então pessoal... fica aí a quinta dica do "Cultivando leitores"!- Olhe para seu bebê enquanto conversa com ele: a criança aprenderá a se expressar imitando os seus movimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: