Somos uma equipe do LabCog - Laboratório de processos Cognitivos- da Universidade Federal de Minas Gerais que desenvolve estudos relacionados ao desenvolvimento infantil e aquisição de linguagem verbal e escrita. E temos a intenção de compartilhar nosso conhecimento com você, amigo Leitor!
sexta-feira, 3 de outubro de 2014
O Fórum Childes Brasil foi um importante evento internacional que ocorreu em Florianópolis, na UFSC, sobre a área de Aquisição de Linguagem Infantil.
Este evento é o Canto do Cisne da carreira da Professora Emérito da Universidade de Santa Catarina. A metáfora do Canto do Cisne faz referência a mais bela melodia, considerado trabalho de fechamento, pronunciado antes da aposentadoria da Linguista, que teve uma carreira riquíssima, ao ser pioneira da Psicolinguística do Brasil e pesquisadora ativa até os dias atuais.
Este importante evento de fechamento da carreira da linguísta, Leonor Scilar-Cabral, na academia contou com cinco grandes pesquisadoras portuguesas na área de Aquisição da Linguagem Infantil, que apresentaram o panorama histórico e as atualizações das pesquisas da área para o Brasil.
O objetivo do evento foi realizar o treinamento na Plataforma CHILDES e CLAN, através do ensino sistematizado da linguagem utilizada para a transcrição da fala, sem contar com a apresentação dos principais programas utilizados em análise de fala. Estes programas foram respectivamente: o PhonBank, Laça-Palavras e por último o Nhen-Nhen. O primeiro é uma interface simples e intuitiva para fazer edições nas nos vídeos que contém a fala gravada, sem afetar na transcrição da fala, que passa a ser armazenada em ambiente digital e sicronizado com o vídeo. O segundo é uma ferramenta para análisar as categorias das fala, através da categorização gramátical, apreendida na fala, segundo a Morfosintaxe, que permite laçar a palavra no texto e categorizá-la. O terceiro é um conversor grafema fonema - ideal para as pesquisas de linguagem escrita e aprendizagem da leitura.
Oportunizando aos participantes o conhecimento das atuais ferramentas para pesquisas de fala e aquisição de linguagem, o Forúm Childes Brasil fecha com chave de ouro apresentando o riquíssimo trabalho da Linguista Leonor Scliar-Cabral que enuncia a importância de politicas públicas e métodos adequados para erradicar o analfabetismo do Brasil.
terça-feira, 23 de setembro de 2014
O Projeto Cultivando Pequenos Leitores participou do II Fórum Mundial de Dislexia,
apresentando um Workshop, juntamente com
renomados pesquisadores das áreas de Dislexia e Ciência da Leitura.
No II Fórum Mundial de Dislexia, o Projeto Cultivando pequenos Leitores
também expôs suas atividades no stand Dislexia Brasil e apresentou um vídeo para
pais e professores sobre como estimular a linguagem desde o nascimento objetivando gerar um bom leitor no futuro. A habilidade da leitura favorece o exercício da cidadania na sociedade, de modo a tornar a pessoa letrada apta a construir um senso critico, obter informações e tornar-se escritora e propositora de novas práticas sociais.
Cada vez mais, abordagem precoces no desenvolvimento da leitura são
apontadas como importantes medidas preventivas. Exemplos disso, abordados pelos
pesquisadores no II Fórum Mundial de Dislexia, vão desde os cuidados com a
nutrição ( Ômega 3) até a estimulação adequada da linguagem verbal, através de interações
de qualidade entre as crianças e cuidadores. O foco principal no Fórum foi a dislexia, transtorno de linguagem que dificulta a aquisição da leitura e da escrita.
Os estudos na área fazem progredir os conhecimentos de pesquisa tanto para
leitores normais quanto para leitores dislexicos. Outros temas abordados no
fórum foram: aquisição da leitura, do princípio alfabético e da literácia e políticas
públicas de alfabetização.
quarta-feira, 19 de junho de 2013
Dica do dia: A criança aumenta o vocabulário falando sobre eventos interessantes!
A criança aumenta seu vocabulário falando sobre eventos passados, futuros e acontecimentos impressionantes.
Converse com ela sobre eventos futuros, por exemplo, se vão a uma festinha, pergunte sobre suas expectativas e como imagina que será. Fale também sobre os eventos passados: o que ela lembra da festa, como foi, o que achou... Aproveitem toda oportunidade de conversar, lembrando que o assunto deve ser algo em que a criança esteja envolvida.
A melhor forma da criança guardar memórias sobre acontecimentos é por meio da repetição do evento, é o mesmo caso da repetição de histórias. Mas lembre-se que não é qualquer evento, o evento tem que ser interessante, despertando a curiosidade da criança. Os cuidadores que fazem isso e constroem toda história novamente criando um diálogo com a criança sobre o assunto, ajudam-nas a conseguir se lembrar com maior facilidade de eventos passados e em uma sequência correta.
Durante o diálogo é importante que não fique repetindo as mesmas perguntas e tentando impor aquilo que te interessa e que você adulto quer ouvir da criança, deixe que a criança se expresse.
Além de sempre elogiar suas respostas, podem também criar novas conversas com a criança com base nas respostas que ela der. Sejam elaborativos e deem espaço para os interesses dos pequenos grandes leitores!
Converse com ela sobre eventos futuros, por exemplo, se vão a uma festinha, pergunte sobre suas expectativas e como imagina que será. Fale também sobre os eventos passados: o que ela lembra da festa, como foi, o que achou... Aproveitem toda oportunidade de conversar, lembrando que o assunto deve ser algo em que a criança esteja envolvida.
A melhor forma da criança guardar memórias sobre acontecimentos é por meio da repetição do evento, é o mesmo caso da repetição de histórias. Mas lembre-se que não é qualquer evento, o evento tem que ser interessante, despertando a curiosidade da criança. Os cuidadores que fazem isso e constroem toda história novamente criando um diálogo com a criança sobre o assunto, ajudam-nas a conseguir se lembrar com maior facilidade de eventos passados e em uma sequência correta.
Durante o diálogo é importante que não fique repetindo as mesmas perguntas e tentando impor aquilo que te interessa e que você adulto quer ouvir da criança, deixe que a criança se expresse.
Além de sempre elogiar suas respostas, podem também criar novas conversas com a criança com base nas respostas que ela der. Sejam elaborativos e deem espaço para os interesses dos pequenos grandes leitores!
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